{ "@context": "https://schema.org", "@graph": [ { "@context" : "http://schema.org", "@type" : "Organization", "@id": "/#Organization", "name": "Jornal de Bragança e Região", "url": "/", "logo": "/images/1734116442TOPO_SITE_JBR_10_ANOS.png", "sameAs": ["https:\/\/www.facebook.com\/jornaldebragancaeregiao","social_button_instagram_url","https:\/\/twitter.com\/jornaldebraganc"] }, { "@type": "BreadcrumbList", "@id": "/#Breadcrumb", "itemListElement": [ { "@type": "ListItem", "position": 1, "name": "Jornal de Bragança e Região", "item": "/" }, { "@type": "ListItem", "position": 2, "name": "Editorial", "item": "/ver-noticia/129/editorial" }, { "@type": "ListItem", "position": 3, "name": "Jornalismo sério" } ] }, { "@context" : "http://schema.org", "@type" : "Website", "@id": "/noticia/419/jornalismo-serio#Website", "name" : "Jornalismo sério", "description": "Jornal de Bragança e Região", "image" : "/images/noticias/419/419_04072017131309.jpg", "url" : "/noticia/419/jornalismo-serio" }, { "@context": "https://schema.org", "@type": "NewsMediaOrganization", "@id": "/noticia/419/jornalismo-serio#NewsMediaOrganization", "name": "Jornal de Bragança e Região", "alternateName": "Jornal de Bragança e Região", "url": "/", "logo": "app_imgdefault_facebook", "sameAs": ["https:\/\/www.facebook.com\/jornaldebragancaeregiao","social_button_instagram_url","https:\/\/twitter.com\/jornaldebraganc"] }, { "@context": "https://schema.org", "@type": "NewsArticle", "@id": "/noticia/419/jornalismo-serio#NewsArticle", "mainEntityOfPage": { "@type": "WebPage", "@id": "/noticia/419/jornalismo-serio" }, "headline": "Jornalismo sério", "description": "Jornal de Bragança e Região", "image": ["/images/noticias/419/419_04072017131309.jpg"], "datePublished": "2017-06-07T13:10:30", "dateModified": "2017-06-07T13:10:30", "author": { "@type": "Person", "name": "", "url": "/" }, "publisher": { "@type": "Organization", "@id": "/noticia/419/jornalismo-serio#Organization", "name": "Jornal de Bragança e Região", "logo": { "@type": "ImageObject", "url": "app_imgdefault_facebook" } } } ] }
Jornal de Bragança e Região Publicidade 728x90

Jornalismo sério

07/06/2017 13h10 - Atualizado em 07/06/2017 às 13h10

O jornalismo sério visa questionar, pesquisar, informar, esclarecer, mas jamais defender ou acusar. O jornalismo sério expõe os vários lados dos fatos, cabendo ao leitor, fazer o seu juízo. 

O jornalismo sério não comercializa reportagens. No entanto, o que se vê, em muitas cidades, são políticos comprando espaços em jornais para publicarem matérias que lhe interessam, como se fossem um Diário Oficial do Município, expondo somente uma versão, a sua versão, a que lhe interessa e atrai votos.

Tal situação provoca certo comodismo, afinal, muitos crendo na “compra” de jornais, acabam não levando a sério os jornais sérios. O resultado disso é que ao surgir uma mídia que preza pelo bom jornalismo, ela é vista como a imprensa que “pega no pé” dos políticos, já que estavam acostumados a bajulações de mídias desprovidas de imparcialidade, istradas por pseudo-jornalistas, que na verdade não am de comerciantes de “notícias”. 

 Mal acostumados, políticos e seus subordinados se assustam com a imprensa séria. Mas até que isso ocorra, fingem que ela não existe e ignoram e-mails e ligações, pedindo esclarecimentos. A “ficha” só cai quando o assunto vem à tona através da publicação, mas não vem carregado dos elogios a que estão acostumados e sim do ponto de vista dos cidadãos pagantes de seus impostos.
Ora, se há espaço para contar a própria versão, porque não o fazem, quando solicitado?

Seria um desdém ao veículo, do tipo, “ah nada será publicado”, uma ignorância ou uma falta de competência? Seja como for, à imprensa cabe a obrigação de conceder espaço, mas dentro do que prevê a Constituição, não ao bel-prazer de quem quer que seja. No entanto, nesta edição, o Jornal de Bragança e Região, está concedendo espaço aqueles que já tiveram espaço para se explicar, mas que por algum motivo, não o fizeram. Como se trata de um jornal sério, o espaço foi aberto, mas  repudiando o comodismo a que muitos se encontram em não responder a mídia séria.

 

Jornal de Bragança e Região Publicidade 790x90


Notícias Relacionadas »
Jornal de Bragança e Região Publicidade 1200x90