{ "@context": "https://schema.org", "@graph": [ { "@context" : "http://schema.org", "@type" : "Organization", "@id": "/#Organization", "name": "Jornal de Bragança e Região", "url": "/", "logo": "/images/1734116442TOPO_SITE_JBR_10_ANOS.png", "sameAs": ["https:\/\/www.facebook.com\/jornaldebragancaeregiao","social_button_instagram_url","https:\/\/twitter.com\/jornaldebraganc"] }, { "@type": "BreadcrumbList", "@id": "/#Breadcrumb", "itemListElement": [ { "@type": "ListItem", "position": 1, "name": "Jornal de Bragança e Região", "item": "/" }, { "@type": "ListItem", "position": 2, "name": "Vargem", "item": "/ver-noticia/128/vargem" }, { "@type": "ListItem", "position": 3, "name": "Câmara absolve prefeito, vice e vereador" } ] }, { "@context" : "http://schema.org", "@type" : "Website", "@id": "/noticia/421/camara-absolve-prefeito-vice-e-vereador#Website", "name" : "Câmara absolve prefeito, vice e vereador", "description": "Jornal de Bragança e Região", "image" : "/images/noticias/421/421_04072017132149.jpg", "url" : "/noticia/421/camara-absolve-prefeito-vice-e-vereador" }, { "@context": "https://schema.org", "@type": "NewsMediaOrganization", "@id": "/noticia/421/camara-absolve-prefeito-vice-e-vereador#NewsMediaOrganization", "name": "Jornal de Bragança e Região", "alternateName": "Jornal de Bragança e Região", "url": "/", "logo": "app_imgdefault_facebook", "sameAs": ["https:\/\/www.facebook.com\/jornaldebragancaeregiao","social_button_instagram_url","https:\/\/twitter.com\/jornaldebraganc"] }, { "@context": "https://schema.org", "@type": "NewsArticle", "@id": "/noticia/421/camara-absolve-prefeito-vice-e-vereador#NewsArticle", "mainEntityOfPage": { "@type": "WebPage", "@id": "/noticia/421/camara-absolve-prefeito-vice-e-vereador" }, "headline": "Câmara absolve prefeito, vice e vereador", "description": "Jornal de Bragança e Região", "image": ["/images/noticias/421/421_04072017132149.jpg"], "datePublished": "2017-06-07T13:19:45", "dateModified": "2017-06-07T13:19:45", "author": { "@type": "Person", "name": "", "url": "/" }, "publisher": { "@type": "Organization", "@id": "/noticia/421/camara-absolve-prefeito-vice-e-vereador#Organization", "name": "Jornal de Bragança e Região", "logo": { "@type": "ImageObject", "url": "app_imgdefault_facebook" } } } ] }
Por unanimidade, os nove vereadores da Câmara de Vargem absolveram o prefeito Silas Marques (PSD), a vice-prefeita Neusa de Lima (PTB), e o vereador Marcos Augusto Alves de Souza, o Marquinho Barbeiro (PTB), da acusação de compra de voto na campanha eleitoral de 2016.
A sessão, que começou às 20h, aconteceu na noite de quarta-feira (7) e só terminou na madruga de quinta-feira (8), 01h02.
Inicialmente foi lido o relatório da Comissão Especial de Inquérito (CEI), que investigou denúncias contra os três acusados.
Em seguida, a presidente da CEI, vereadora Kátia Alves (DEM), fez uso da palavra. “Nos dedicamos ao máximo pela busca da verdade neste processo. Devemos prestar obediência irrestrita a Constituição e as leis da República que guiam para o sentido de que, não havendo prova rígida, se deve presumir a inocência do acusado. Eu jamais poderia confundir justiça com sentimento de satisfação pessoal”, disse ao defender a absolvição.
A defesa de Silas também fez uso da palavra e em poucos minutos apelou pela absolvição do prefeito. “É uma questão de justiça”, frisou.
Os advogados de defesa da vice-prefeita Neusa de Lima e do vereador Marquinho Barbeiro, fizeram rapidamente o uso da palavra reforçando o pedido de absolvição dos seus clientes.
Por ser um dos acusados, o vereador Marquinho Barbeiro foi impedido de votar. No seu lugar foi convocado o suplente, Clayton Aparecido de Souza.
O caso
Em fevereiro deste ano foi instaurada uma Comissão Especial de Inquérito (CEI), para investigar a denúncia de Valéria Melo Gonçalves, moradora de Vargem que acusava o prefeito Silas Marques (PSD), de ter prometido a ela, durante a campanha, emprego na prefeitura e de não ter cumprido a promessa. A vice-prefeita e o vereador Marquinho, também foram citados. Na época, sete dos nove vereadores votaram favoráveis ao acolhimento da denúncia. A CEI foi presidida pela vereadora Kátia Alves (DEM), tendo como relator o vereador Walmir do Ônibus (PR) e como membro, o vereador Aldo do Gauraíuva (PV).
Outra CEI
Na mesma sessão, os vereadores votaram o parecer de outra CEI, que investigou uma denúncia de quebra de decoro parlamentar contra o vereador Claudio Antonio de Oliveira, o Cláudio do Bar (PSD). O parecer do relator da Comissão foi pelo não prosseguimento da denúncia. Por 8 votos a 1, os vereadores seguiram o relator e a denúncia foi arquivada. A única vereadora que votou pelo prosseguimento foi Denise Rodrigues, a Denise do Leonel Ramos (PTB).