{ "@context": "https://schema.org", "@graph": [ { "@context" : "http://schema.org", "@type" : "Organization", "@id": "/#Organization", "name": "Jornal de Bragança e Região", "url": "/", "logo": "/images/1734116442TOPO_SITE_JBR_10_ANOS.png", "sameAs": ["https:\/\/www.facebook.com\/jornaldebragancaeregiao","social_button_instagram_url","https:\/\/twitter.com\/jornaldebraganc"] }, { "@type": "BreadcrumbList", "@id": "/#Breadcrumb", "itemListElement": [ { "@type": "ListItem", "position": 1, "name": "Jornal de Bragança e Região", "item": "/" }, { "@type": "ListItem", "position": 2, "name": "Bragança Paulista", "item": "/ver-noticia/124/braganca-paulista" }, { "@type": "ListItem", "position": 3, "name": "Contribuinte pode entrar com pedido de Impugnação do IPTU 2025 caso considere erros no lançamento do Valor Venal" } ] }, { "@context" : "http://schema.org", "@type" : "Website", "@id": "/noticia/3823/contribuinte-entrar-pedido-impugnacao-iptu-2025-caso#Website", "name" : "Contribuinte pode entrar com pedido de Impugnação do IPTU 2025 caso considere erros no lançamento do Valor Venal", "description": "Jornal de Bragança e Região", "image" : "/images/noticias/3823/13034034_cidade-aer.jpg", "url" : "/noticia/3823/contribuinte-entrar-pedido-impugnacao-iptu-2025-caso" }, { "@context": "https://schema.org", "@type": "NewsMediaOrganization", "@id": "/noticia/3823/contribuinte-entrar-pedido-impugnacao-iptu-2025-caso#NewsMediaOrganization", "name": "Jornal de Bragança e Região", "alternateName": "Jornal de Bragança e Região", "url": "/", "logo": "app_imgdefault_facebook", "sameAs": ["https:\/\/www.facebook.com\/jornaldebragancaeregiao","social_button_instagram_url","https:\/\/twitter.com\/jornaldebraganc"] }, { "@context": "https://schema.org", "@type": "NewsArticle", "@id": "/noticia/3823/contribuinte-entrar-pedido-impugnacao-iptu-2025-caso#NewsArticle", "mainEntityOfPage": { "@type": "WebPage", "@id": "/noticia/3823/contribuinte-entrar-pedido-impugnacao-iptu-2025-caso" }, "headline": "Contribuinte pode entrar com pedido de Impugnação do IPTU 2025 caso considere erros no lançamento do Valor Venal", "description": "Jornal de Bragança e Região", "image": ["/images/noticias/3823/13034034_cidade-aer.jpg"], "datePublished": "2025-03-13T17:35:45", "dateModified": "2025-03-13T17:35:45", "author": { "@type": "Person", "name": "", "url": "/" }, "publisher": { "@type": "Organization", "@id": "/noticia/3823/contribuinte-entrar-pedido-impugnacao-iptu-2025-caso#Organization", "name": "Jornal de Bragança e Região", "logo": { "@type": "ImageObject", "url": "app_imgdefault_facebook" } } } ] }
Os contribuintes que considerarem erro no valor venal do seu imóvel ou valor acima do valor de mercado podem ingressar com processo de impugnação até o dia 15 de abril de 2025.
O processo permite que o valor atribuído ao imóvel seja revisado pela istração, com base nos argumentos e documentos fornecidos pelo proprietário ou seu representante legal. Para iniciar o processo de impugnação, o contribuinte deve preencher um Requerimento, que precisa conter a qualificação do interessado. O requerente deve se identificar como proprietário, compromissário (caso tenha compromisso de compra), ou procurador (se for um representante legal). Além disso, é necessário informar um endereço, e-mail e telefone para que a Prefeitura possa realizar notificações durante o processo.
No requerimento, é fundamental que o contribuinte explique detalhadamente os motivos de fato e de direito pelos quais acredita que o valor venal do imóvel está incorreto. Também deve ser especificado o objetivo da impugnação, ou seja, o que se espera alcançar com o processo, como a revisão do valor venal ou a alteração da categoria do imóvel.
Para todos os casos, o contribuinte deve apresentar documento pessoal, assim como a procuração caso a impugnação seja realizada por terceiros. Também é necessário fornecer documentos que identifiquem o imóvel, como o Carnê de IPTU, a Matrícula do imóvel atualizada ou a Escritura de compra e venda.
Para impugnar o valor venal de terreno x valor venal de mercado, o contribuinte pode apresentar, por exemplo, Guia de ITBI (Imposto de Transmissão de Bens Imóveis) recente, Contratos de Compra e Venda recentes com firma reconhecida, anúncios oficiais de imóveis à venda na mesma região ou um estudo de mercado com a avaliação de imóveis semelhantes na área, entre outros documentos.
Além de Impugnar o valor venal, o contribuinte também pode impugnar a categoria ou tipo de imóvel atribuído pela Prefeitura. Nesse caso, será necessário apresentar, além dos documentos básicos, provas adicionais que justifiquem a alteração, como por exemplo, um relatório fotográfico que evidencie as características reais do imóvel ou um projeto aprovado pela Prefeitura que comprove a classificação correta do imóvel.
No link abaixo, o contribuinte poderá consultar o check-list completo e formalizar a solicitação junto à Prefeitura de forma eficiente e organizada: https://protocolo.cidadao.
Importante: Se o pedido for deferido, o contribuinte terá um prazo de até 10 dias para efetuar o pagamento do valor original devido, com o desconto legal. Caso a solicitação seja indeferida, os créditos serão atualizados e sofrerão acréscimo de multa e juros de mora a partir dos respectivos vencimentos.
O contribuinte que preferir o atendimento presencial pode se dirigir ao Agiliza, localizado no Paço Municipal, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 17h.