{ "@context": "https://schema.org", "@graph": [ { "@context" : "http://schema.org", "@type" : "Organization", "@id": "/#Organization", "name": "Jornal de Bragança e Região", "url": "/", "logo": "/images/1734116442TOPO_SITE_JBR_10_ANOS.png", "sameAs": ["https:\/\/www.facebook.com\/jornaldebragancaeregiao","social_button_instagram_url","https:\/\/twitter.com\/jornaldebraganc"] }, { "@type": "BreadcrumbList", "@id": "/#Breadcrumb", "itemListElement": [ { "@type": "ListItem", "position": 1, "name": "Jornal de Bragança e Região", "item": "/" }, { "@type": "ListItem", "position": 2, "name": "Bragança Paulista", "item": "/ver-noticia/124/braganca-paulista" }, { "@type": "ListItem", "position": 3, "name": "Meu filho teve febre e vômito a noite, mas eu não sabia o que havia acontecido na escola, diz pai " } ] }, { "@context" : "http://schema.org", "@type" : "Website", "@id": "/noticia/3796/meu-filho-teve-febre-e-vomito-a-noite-mas-eu-nao-sabia-o-que-havia-acontecido-na-escola-diz-pai#Website", "name" : "Meu filho teve febre e vômito a noite, mas eu não sabia o que havia acontecido na escola, diz pai ", "description": "Criança de 2 anos foi filmada sozinha em parquinho de escola, chorando e tentanto entrar ", "image" : "/images/noticias/3796/20022345_ec674207-0.jpg", "url" : "/noticia/3796/meu-filho-teve-febre-e-vomito-a-noite-mas-eu-nao-sabia-o-que-havia-acontecido-na-escola-diz-pai" }, { "@context": "https://schema.org", "@type": "NewsMediaOrganization", "@id": "/noticia/3796/meu-filho-teve-febre-e-vomito-a-noite-mas-eu-nao-sabia-o-que-havia-acontecido-na-escola-diz-pai#NewsMediaOrganization", "name": "Jornal de Bragança e Região", "alternateName": "Jornal de Bragança e Região", "url": "/", "logo": "app_imgdefault_facebook", "sameAs": ["https:\/\/www.facebook.com\/jornaldebragancaeregiao","social_button_instagram_url","https:\/\/twitter.com\/jornaldebraganc"] }, { "@context": "https://schema.org", "@type": "NewsArticle", "@id": "/noticia/3796/meu-filho-teve-febre-e-vomito-a-noite-mas-eu-nao-sabia-o-que-havia-acontecido-na-escola-diz-pai#NewsArticle", "mainEntityOfPage": { "@type": "WebPage", "@id": "/noticia/3796/meu-filho-teve-febre-e-vomito-a-noite-mas-eu-nao-sabia-o-que-havia-acontecido-na-escola-diz-pai" }, "headline": "Meu filho teve febre e vômito a noite, mas eu não sabia o que havia acontecido na escola, diz pai ", "description": "Criança de 2 anos foi filmada sozinha em parquinho de escola, chorando e tentanto entrar ", "image": ["/images/noticias/3796/20022345_ec674207-0.jpg"], "datePublished": "2025-02-20T18:02:45", "dateModified": "2025-02-20T18:02:45", "author": { "@type": "Person", "name": "", "url": "/" }, "publisher": { "@type": "Organization", "@id": "/noticia/3796/meu-filho-teve-febre-e-vomito-a-noite-mas-eu-nao-sabia-o-que-havia-acontecido-na-escola-diz-pai#Organization", "name": "Jornal de Bragança e Região", "logo": { "@type": "ImageObject", "url": "app_imgdefault_facebook" } } } ] }
Uma criança de 2 anos, matriculada na Escola Municipal Profª Marilis Reginato Abi Chedid, no Jardim Vista Alegre, foi filmada, por uma vizinha da escola, aos berros sozinha na área do parquinho. O vídeo repercute nas redes sociais e chama a atenção, pois a criança está de camiseta, fralda e descalça, debaixo do sol e pisando no cimentando. Ela está desesperada querendo entrar na escola e grita por várias vezes: “abre a porta, abre a porta”. Em determinado momento, o menino parece estar se referindo a alguém, pois diz: “tia, tia...abre a porta”, e continua chorando muito e pedindo para que abra a porta.
Em Bragança Paulista, os termômetros chegaram a 33,6ºC na tarde de segunda-feira (17). A temperatura foi a maior do ano, segundo dados divulgados pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
O que explicou o pai da criança
O Jornal de Bragança e Região tentou uma entrevista com Everaldo, o pai da criança, que respondeu dizendo que ele e a esposa estão praticamente sem dormir desde segunda-feira(17), mas disse que em breve concederá a entrevista.
No entanto, por WhatsApp, a jornalista Luci Miranda conversou com ele, que contou que naquela noite de segunda, (dia do fato) o filho ou mal, tendo febre e vômitos, sem conseguir comer nada. Ele disse que achou que fosse virose e na terça-feira (18), levou a criança ao Hospital, em Atibaia. Disse que, na triagem, a enfermeira percebeu que a pulsação do garoto estava irregular, o que foi atribuído ao fato de o menino estar sem comer nada, desde que saiu da escola e por ter ado mal a noite. “O médico achou cedo para dar um diagnóstico, porque até então a gente não sabia que ele tinha ficado no sol, porque os sintomas eram de insolação. Se a gente soubesse e tivéssemos comentado com o médico, ele iria falar que era. A gente só teve conhecimento do vídeo, que era ele, somente na quarta-feira (19), entre 13h30 e 14h. Estamos com sentimento de revolta”, disse, ao falar que eles estão com a cabeça a mil no momento.
O pai compareceu a Delegacia para registrar o caso e contou que o filho está bem, mas somente querendo colo."Quando ele esta colo, brincando, ele aparenta bem, mas sozinho ele já fica mais choroso".
O que diz a Prefeitura
Na final da tarde de quarta-feira (19), a Secretaria Municipal de Educação (SME) emitiu uma Nota Oficial contando a versão da escola, onde diz que no dia 17, durante o momento da alimentação, uma criança da turma de Infantil II (2 anos) saiu do campo de visão da professora e da auxiliar de desenvolvimento infantil (ADI) e se dirigiu ao parque da escola. Sem conseguir retornar sozinha, começou a chorar até ser acolhida e levada de volta à turma. Disse ainda que as responsáveis pela criança foram demitidas. A nota informa também que a SME vai tomar medidas para evitar que situações semelhantes se repitam. Além disso, garantiu o e necessário para o atendimento psicológico da criança.
O Jornal de Bragança e Região entrou em contato com a Secretaria Municipal de Educação (SME), para saber se as imagens que mostram o menino saindo sozinho da área de alimentação, serão disponibilizada e se é normal as crianças irem para a área de alimentação descalças e de fralda.
Sobre as imagens
Por e-mail a SME disse que "a imagem será preservada e não será divulgada, garantindo a proteção da criança e o respeito à sua privacidade. O o ao material só poderá ocorrer mediante ordem judicial, conforme prevê a legislação vigente".
Por que de fralda e descalço?
Sobre ele estar de fralda e descalço, a Secretaria disse. “As crianças estavam no horário do almoço e, em seguida, foram para o momento de repouso, onde tomam banho e são trocadas para a soneca. Em escolas de educação infantil, especialmente nas creches, é comum que as crianças fiquem de fralda e descalças durante o verão, priorizando o conforto e o bem-estar”.
É possível ver o vídeo no instagram @jornaldebragancaeregiao.