{ "@context": "https://schema.org", "@graph": [ { "@context" : "http://schema.org", "@type" : "Organization", "@id": "/#Organization", "name": "Jornal de Bragança e Região", "url": "/", "logo": "/images/1734116442TOPO_SITE_JBR_10_ANOS.png", "sameAs": ["https:\/\/www.facebook.com\/jornaldebragancaeregiao","social_button_instagram_url","https:\/\/twitter.com\/jornaldebraganc"] }, { "@type": "BreadcrumbList", "@id": "/#Breadcrumb", "itemListElement": [ { "@type": "ListItem", "position": 1, "name": "Jornal de Bragança e Região", "item": "/" }, { "@type": "ListItem", "position": 2, "name": "Colunista Social", "item": "/ver-coluna/38/colunista-social" }, { "@type": "ListItem", "position": 3, "name": "Coragem para o cumprimento do DEVER │ Jornal de Bragança e Região" } ] }, { "@context" : "http://schema.org", "@type" : "Website", "@id": "/coluna/79/coragem-para-o-cumprimento-do-dever#Website", "name" : "Coragem para o cumprimento do DEVER │ Jornal de Bragança e Região", "description": "Jornal de Bragança e Região", "image" : "/images/colunas/79/79_31052017134704.jpg", "url" : "/coluna/79/coragem-para-o-cumprimento-do-dever" }, { "@context": "https://schema.org", "@type": "NewsMediaOrganization", "@id": "/coluna/79/coragem-para-o-cumprimento-do-dever#NewsMediaOrganization", "name": "Jornal de Bragança e Região", "alternateName": "Jornal de Bragança e Região", "url": "/", "logo": "app_imgdefault_facebook", "sameAs": ["https:\/\/www.facebook.com\/jornaldebragancaeregiao","social_button_instagram_url","https:\/\/twitter.com\/jornaldebraganc"] }, { "@context": "https://schema.org", "@type": "NewsArticle", "@id": "/coluna/79/coragem-para-o-cumprimento-do-dever#NewsArticle", "mainEntityOfPage": { "@type": "WebPage", "@id": "/coluna/79/coragem-para-o-cumprimento-do-dever" }, "headline": "Coragem para o cumprimento do DEVER │ Jornal de Bragança e Região", "description": "Jornal de Bragança e Região", "image": ["/images/colunas/79/79_31052017134704.jpg"], "datePublished": "2017-05-24T13:45:45", "dateModified": "2017-05-24T13:45:45", "author": { "@type": "Person", "name": "", "url": "/" }, "publisher": { "@type": "Organization", "@id": "/coluna/79/coragem-para-o-cumprimento-do-dever#Organization", "name": "Jornal de Bragança e Região", "logo": { "@type": "ImageObject", "url": "app_imgdefault_facebook" } } } ] }
Em setembro de 2015, o Jornal de Bragança e Região foi o primeiro impresso a repercutir o “Caso do Fórum de Atibaia”, como ficou conhecido. Logo após a publicação, a TV Band esteve nas cidades de Atibaia e Pinhalzinho preparando uma reportagem sobre o caso.
Como era de se esperar, a publicação da matéria caiu como uma BOMBA nos municípios, e os exemplares se esgotaram logo nas primeiras horas do dia. Recebemos diversas ligações e mensagens através de terceiros, de partidários ligados aos envolvidos, nos acusando de servir a interesses de grupos políticos. Chegaram inclusive ameaças de processarem o jornal pela publicação da matéria. Estávamos tranquilos e cientes daquilo que foi publicado.
Não existem mágoas daqueles que, injustamente, nos criticaram e ameaçaram processar o jornal. Muito pelo contrário, entendemos perfeitamente, pois sabemos que a desconfiança com relação a imparcialidade de um veículo de comunicação que acabara de nascer, é perfeitamente natural. Afinal, existem muitos exemplos por aí, de jornais criados justamente para atender a interesses estritamente partidários.
A publicação do “Caso do Fórum”, foi a primeira e grande oportunidade de demonstrarmos nossa coragem aliada ao jornalismo sério. Relatamos pura e, simplesmente, o que estava acontecendo, sem partidarismo, entrando em contato com todos os envolvidos, como deve ser o jornalismo verdadeiro.
Hoje, um ano e oito meses depois, estamos simplesmente fazendo, mais uma vez, o que deve ser feito, publicando os fatos, ou seja, que o prefeito Saulo Pedroso (PSB), o ex-prefeito de Pinhalzinho, Anderson Luis Pereira, o Magrão (PSB), e Marco Leitão, foram absolvidos.
Uma imprensa séria e corajosa tem o DEVER de publicar a notícia de uma investigação/condenação, e o DEVER de publicar a notícia da absolvição.